NOTÍCIAS

Confira as últimas notícias da SM e do nosso mercado de atuação

 
Jogos Olímpicos e produtividade nacional, qual a relação?

Publicado em 23/08/2016

Por Adm. Sérgio Taveira de Assis
 
     Muito se falou e se fala do “legado” dos Jogos Olímpicos realizados, e encerrados anteontem no Brasil. Historicamente nunca foi viável do ponto de vista econômico-financeiro sediar este tipo de evento, entretanto, não podemos nos furtar a realidade social e os impactos gerados.
Enquanto ficamos nas “quase medalhas” em uma série de esportes, consolidamos nossa participação com o maior número de medalhas da história brasileira em participações nos jogos. A vida retoma sua jornada com todos os desafios que enfrentamos diariamente,  mas, podemos aproveitar os eventos para refletir.
 
     Quem se prepara a décadas, não foi surpreendido, quem investe nas gerações de esportistas, quer seja para formar atletas de alto rendimento, quer seja para inserção social com objetivos de cidadania, tão relevantes ou mais que os resultados obtidos pelos medalhistas, também não foi pego de surpresa pelo fator sorte dos adversários.
 
 
   Pragmatismos de lado, a história corroborou que os países com histórico de preparação e investimentos, ainda que impulsionados pelo fato de ter sediado o evento, a exemplo da Inglaterra e outros, a partir da percepção da necessidade de investimentos em médio e longo prazo, já estão colhendo os frutos.
 
     A sociedade produtiva pode se espelhar nestes exemplos, e, investir na formação e qualificação de mão de obra de nossos profissionais, formação para que tenhamos qualidade já no início da carreira destes profissionais, qualificação permanente daqueles que já estão inseridos nos processos produtivos, proporcionando a eles a atualização permanente tão necessária para sermos efetivamente competitivos, aumentando nossa produtividade com qualidade, em nossos produtos e serviços
.
     Pesquisa e Desenvolvimento P&D não apenas de novos produtos ou serviços, de novas matérias primas de novos processos produtivos de forma pontual, mas, P&D como vetor de desenvolvimento que contemple todos os aspectos citados e mais, análise das necessidades sociais a fim de produzir aquilo que de fato atenda necessidades e se possível satisfaça desejos dos consumidores destas produções de bens e serviços.
 
     Novas tecnologias associadas ao pensar e agir diferente visando aumento da qualidade e de valores que podem e devem ser agregados aos nossos setores produtivos, seguramente proporcionaram melhores resultados e condições muito mais favoráveis do ponto de vista econômico, ambiental, social entre tantos outros.
 
 
Investimentos sérios com planejamento de longo prazo, ações conjuntas de formação e desenvolvimento de pessoas, como os maiores vencedores dos Jogos vêm realizando, demonstram que os resultados são colhidos a partir do que já foi feito anteriormente, e, que se quisermos continuar colhendo frutos devemos imperiosamente copiar os países que já adotam tais práticas e procurar fortalecer nossas bases produtivas, de atletas e de colaboradores. Os resultados, os frutos serão colhidos, a partir de muito trabalho, mas sem grandes surpresas, uma vez que formaremos acima de tudo cidadãos, produtivos, críticos e conscientes de seus papéis na sociedade.

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação da SM – 23/08/2016.

NOSSOS CLIENTES
  • Alegria de Adoçar
    Bristol
    Cana Brava Resort
    Centro Britânico
  • Clara Morena
    CVC
    Futuro Empregos
    GRUCVB
  • HOTEC
    Hotel Matiz
    KGB
    Monaco Center Inn
  • Monaco Convention e Hotel
    MV ALMEIDA
    Sables
    Slaviero executive
  • SM Educação Executiva
    Varandas Grill
    Ventania Motos
    Verde Solo
CADASTRE-SE

Fique por dentro das nossas novidades.

Entre em contato por email contato@smassessoriaeconsultoria.com    | Trabalhe Conosco

© 2021 SM Assessoria, Treinamento e Consultoria Empresarial. Todos os direitos reservados.


Lemonblue Mkt Digital